Espaço Cultural de Já Hoje

O Espaço Cultural De Já Hoje reune os objetos que ocupam a Sala Darcy Ribeiro a partir do dia 25 de agosto de 2017.

Quadros de pinturas primitivas, bonecas de pano, latas antigas, brinquedos, livros de histórias que falam do Vale do Paraíba fazem parte da coleção da Professora Darcy Breves e representam fortes traços culturais. Para ela, “esses objetos simples são a cultura espontânea do lugar. Eles são capazes de contar parte da história e dizer sobre a cultura da região”.
As atividades relacionadas a esta exposição se estendem até o mês de outubro de 2017, com mostras de documentários voltados à temática taiada (apelidos dos nascidos em Caçapava)  como ” O canto dos carros de bois” ,  “Causos e lendas” e “Da doce taiada à marvada cachaça”.

Darcy Breves

Darcy Breves de Almeida  é professora de português e pesquisadora de folclore, membro do Núcleo Içá-Bitu, membro da Comissão Paulista de Folclore e membro da SOSACI (Sociedade dos Observadores de Saci).
Referência, em Caçapava-SP e região, com o espaço De Já Hoje, onde são reconhecidas e valorizadas as tradições culturais que tão bem conhece, escreveu o livro De Já Hoje, editado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, São José dos Campos-SP, sob número 14 dos Cadernos de Folclore. A escritora é membro da Academia Caçapavense de Letras.

Depois da exposição, o material voltou para os cuidados de Darcy.

Fotos da Exposição

 

Página pessoal